Tráfego para alojamento de sites


Para um webmaster, o tráfego é a “media” para os dados que são enviados do servidor onde o site está alojado, para o computador do visitante do site. Se tiver muitos visitantes e todos fizerem download de ficheiros de tamanha relativamente grande do seu site, então irá necessitar de uma grande capacidade de tráfego.

Em muitos casos, não se pensa no futuro, e alguns webmasters deparam-se com os seus sites “fechados” a meio do mês, por o seu site ser mais popular do que tinham previsto, atingindo o limite de trágefo imposto pelo host onde hospedaram o site. Para impedir que isto aconteça, é necessário efectuar uma estimativa da quantidade de dados utilizada actualmente, e efectuar um planeamento a pensar no aumento de visitantes no futuro.

De quanto tráfego necessito?

Uma das principais diferenças entre os planos de alojamento mais básicos e os mais avançados (e mais caros), é o limite máximo de tráfego por mês, ou seja, a quantidade máxima de dados que o seu site pode disponibilizar aos seus visitantes. A grande maioria dos hosts define a quantidade de tráfego em GB (Gigabytes), sendo que 1GB = 1.000MB.

De seguida descreve-se uma forma relativamente fácil para calcular a quantidade de tráfego de que se necessita por mês.

  • Total = visitas por dia x pageviews por visitante x tamanho médio de uma página x 30 (número de dias do mês)

Para facilitar a compreensão da formula anterior, segue-se um exemplo para um site com 1000 visitas por dia, uma média de 4 pageviews por visitante, e uma tamanho médio de 45KB (kilobytes) por página:

  • 1000 x 4 x 45KB x 30 = 4.500.000KB = 4.500MB = 4.5 GB

Assim, o site do nosso exemplo irá necessitar de pelo menos um mínimo de 4.5 GB de tráfego por mês. No entanto, e pensando no crescimento que o site deverá ter, ou para fazer face a um número mais elevados de vistas em determinada altura, será sensato escolher um plano cujo limite de tráfego seja superior.