Qual a importância do PageRank?


Quando o Google estava a dar os seus primeiros passos, o PageRank era o principal e mais importante factor para ter um bom ranking nos resultados das pesquisas. No entanto, logo que a comunidade SEO se apercebeu disso, muitos começaram a impulsionar o PageRank dos sites dos seus clientes de forma artificial. Esses sites tornaram-se mais autoritários do que o Google achava que poderiam ser. Desde então, o Google e outros motores de busca têm vindo a refinar constantemente a “quantidade de importância” que o PageRank deve ter, e a sua importância tem definitivamente vindo a diminuir ao longo dos anos.

Uma das tácticas que o Google utiliza é a de apenas actualizar os valores do PageRank apenas 3 a 4 vezes por ano, em vez de semanalmente, tornando difícil que os especialista de SEO saibam qual o PageRank real de um site. Outra táctica é prevenir que um site que seja conhecido por vender links, que passe o seu PageRank (autoridade) para os outros sites com que está ligado. No entanto, o Google não pode utilizar esta táctica com muita frequência pois aí poderão correr o risco de impedir sites “bons” sejam bem cotados.

Onde consigo PageRank para o meu site?

Chegamos então à parte em que tem que se trabalhar. Não é tarefa fácil, mas a obtenção de um PageRank elevado para o seu site deverá definitivamente fazer parte da sua estratégia SEO a longo prazo.

A única forma de obter PageRank é conseguir um link de um site que já tenha PageRank. Isto significa que ter dezenas ou centenas de links de sites com PageRank 0 em nada ajudará nessa tarefa. No entanto, um único link de um site com PageRank 6 pode impulsionar imediatamente o seu site para um PageRank 5, se o seu site for de confiança para o Google e não estiver ligado a uma quantidade enorme de outros sites.

O processo de aumentar o PageRank está directamente relacionado com a obtenção de links, seja naturalmente, por troca de links, ou por compra de links. Este assunto será tratado com mais pormenor em artigos posteriores.

PageRank – considerações finais

Embora já não importante como noutros tempos, o PageRank pode ser um factor decisivo na colocação de um site nos primeiros lugares dos motores de busca. Além disso, é também um bom indicador para que sites devemos perder mais tempo na tentativa de obter links. Sites com PageRank 0 ou estão a ser punidos pelo Google, ou simplesmente não têm nenhuma autoridade, não valendo a pena perder tempo na tentativa de obter links dos mesmos.

Cheap Windows 7 Ultimate
Order Windows 7 Ultimate
Cheap Windows 7 Ultimate
Order Windows 7 Ultimate
Buy Adobe Creative Suite 6 Master Collection
Buy Adobe Creative Suite 6 Master Collection

Sale Microsoft Office 2010 Professional Plus
Microsoft Office 2010 Professional Plus
Cheap Microsoft Office 2010 Professional Plus