Page Rank – O que é?


O PageRank é um sistema de ranking que foi inicialmente a base da fundação do motor de busca Google. Quando os motores de busca começaram a ser desenvolvidos, atribuiam uma classificação a todos os sites de forma igual, e apresentavam os seus resultados baseados apenas no conteúdos e nas meta tags que as páginas continham. Nessa altura, o sistema de PageRank viria revolucionar os rankings dos motores de busca ao incluir um factor chave importante: a autoridade de um site.

Para determinar o quanto importante, ou autoritário, um site era, o Google escolheu vários grandes sites, como o cnn.com, dmoz.com e espn.com. Estes sites eram claramente autoritários, e o Google concluiu que se estes sites disponibilizassem um link para outro site (um site B, por exemplo), esse site B receberia uma parte dessa autoridade. Se o site B tivesse ligações para outro site (site C, por exemplo), então o site C também receberia uma parte dessa autoridade, mas muito mais pequena.

[ad#artigos]

Ao utilizar este sistema de “passar” autoridade, o Google poderia assim analizar o valor autoritário que um determinado site teria, e atribuir-lhe um PageRank de 0 a 10. O PageRank tornou-se mais complicado desde essa altura, mas esta foi a forma como tudo começou.

Qual é o meu pagerank?

Se pretende saber qual é o PageRank do seu site, ou de outros sites, pode instalar a Toolbar do Google. O Google produziu um pequena barra verde que começa no 0, e vai até ao 10. Deve ter-se em atenção que o PageRank mostrado pela barra é uma estimativa disponibilizada pelo Google, e apenas é actualiza mais ou menos de 3 em 3 meses.

Quem utiliza o PageRank?

Quando o PageRank foi criado, apenas o Google utilizava essa tecnologia, mas à medida que os outros motores de busca se apercebiam o quanto ele contribuia para bons resultados das buscas efectuadas, praticamente todos os motores de busca adicionaram o sistema de PageRank aos seus algoritmos. No passado, enquando muitos dos motores de busca ainda trabalhavam no sentido de adicionar o PageRank aos seus algoritmos de pesquisa, outros não esperaram para efectuar os seus próprios algoritmos, e em vez disso, assinaram contratos com o Google para utilizar os seus algoritmos (o Yahoo esteve nesta situação durante algum tempo).

À parte dos motores de busca, os especialista SEO, webmasters, compradores de links, responsáveis de marketing, e qualquer um interessado no valor de um site irá olhar frequentemente para o PageRank do Google na tentativa de determinar rapidamente a importância de um determinado site.