Optimização para motores de busca – SEO (Search Engine Optimization)


Depois de terminado um site, de ter concluído o upload de todos os ficheiros, e efectuado todas as configurações necessárias, é normal que não se receba tantas visitas como se esperava inicialmente. Porquê? Eventualmente, porque ainda não se começou a trabalhar numa das formas mais importantes de divulgação do site – SEO (Search Engine Optimization).


[ad#artigos]

O que é SEO

Trata-se de um conjunto de técnicas e práticas que permitem a um site ter mais tráfego com origem em motores de busca como o Google, Yahoo, Sapo, etc. O SEO pode ser dividido em duas grandes áreas: off-page SEO (trabalho que tem lugar fora do site) e on-page SEO (alterações ou mudanças efectuadas no site para que melhore o ranking).
Ao longo dos vários posts sobre SEO serão abordadas ambas as áreas em detalhe. É importante ter sempre em atenção que um site não está totalmente optimizado se não empregar ambas as áreas de SEO.

O que não é SEO

SEO não é comprar a primeira posição através da publicidade no Google Adwords e proclamar que se tem o primeiro lugar no ranking do Google. A compra de lugares em motores de busca é uma forma de Search Engine Marketing (SEM), e não será abordada nestes artigos.
SEO não é ficar em primeiro lugar quando se procura pelo nome da nossa empresa. Se está a ler estes artigos, já deve saber que obter um bom ranking para termos populares é bastante difícil, mas para termos específicos, como o nome de uma empresa, é bastante fácil. Os motores de busca normalmente são suficientemente espertos para lhe atribuírem esse ranking por defeito (a não ser que esteja a ser penalizado).

Quem utiliza SEO

Se um determinado site se encontra no nº10 do ranking do Google quando se procura pela frase “como fazer ovos estrelados”, mas pretende subir até ao nº1, então terá que considerar o emprego das técnicas de SEO. Como os motores de busca se tornaram cada vez mais populares na internet, todos os interessados em dar nas vistas na internet podem benificiar do emprego de SEO nos seus sites.