On-Page SEO – Title Tag


Uma das mais importantes configurações a ter em atenção no on-page SEO é a tag title:

<title></title>

Muitas pessoas que criam os seus sites com editores WYSIWYG esquecem-se da última meta tag à qual os motores de busca ainda dão alguma importância para o ranking.

Os 3 principais beneficios de utilizar tags de title optimizadas são:

  • Quando alguém pesquisa por keywords (palavras chave), irá ver o link para o site mais destacado nos motores de busca (no Google, por exemplo, essas palavras irão aparecer a bold), se o título da página for igual ao texto colocado na busca. Este pequeno pormenor aumenta bastante o número de cliques no link e pode chegar a gerar mais tráfego do que para aqueles que aparecerem acima do nosso link se eles não utilizarem as tags title optimizadas.
  • Aumentar o ranking nos motores de busca.
  • Ajudar os motores de busca a distinguir páginas que possam parecer semelhantes.

Aumentar o número de cliques

A optimização para motores de busca (search engine optimization – SEO) não é apenas aparecer em primeiro lugar nos resultados das pesquisas nos motores de busca. Trata-se sim de conseguir obter todo o tráfego de visitas que merecemos dos motores de busca.

Se colocarmos o nosso site em nº5 no ranking das pesquisas por “bonés gratuitos”, e se nós e os nossos concorrentes não colocarmos isso nas tags title, o mais natural é a pessoal que efectua a busca não encontrar nenhuma diferença entre o nosso site e os restantes.

No entanto, se alterarmos as tags title no sentido de conterem as keywords mais importantes do site, como “bonés gratuitos”, neste caso, então, quando alguém efectua uma pesquisa por “bonés gratuitos”, irão ver o nosso site aparecer em bold. Esta técnica aumentará bastante a tendência do utilizador para ver o nosso site primeiro, visto que ele parecerá muito mais relevante que os restantes.

Melhor ranking

Muitas vezes, a tag title é vista como o local onde se coloca o nome do domínio do site e a descrição do negócio. Isto está errado e está a desperdiçar uma das formas mais fáceis de indicar aos motores de busca qual o assunto da página e como deve categorizada pelo motor de busca. Enquanto que a esmagadora maioria dos utilizadores não notam na tag title, os motores de busca têm essa tag em atenção de certeza.

Deve então utilizar esta oportunidade para escolher a keywords mais importantes para nós para a página em questão de forma a obter esse “fácil” impulso de ranking que tantos sites estão a perder. Se mesmo assim pretender incluir o nome da empresa e o domínio, faça-o depois de colocar as keywords, e precedido de “-“, de forma a realçar a importância da keyword. Neste caso, poderiamos ter “bonés gratuitos – lojadebones.com”.

Ajude os motores a distinguir as suas páginas

Não é fácil ser um motor de busca. Eles percorrem a web dia e noite, retirando informação e tentando classificá-la por categorias, de forma a permitir que os utilizadores possam encontrar aquilo que procuram. Torne-lhes este trabalho mais fácil. Indique de forma clara os tópicos de cada página do site, utilizando as tags title, ajudando também dessa forma o motor a distinguir uma página de outra.

Por vezes podemos ter duas páginas que parecem semelhantes, que requerem uma leitura atenta para que se possam apontar diferenças. Não se devem deixar os motores de busca descobrir por eles quais as diferenças pois eles podem cometer erros. Em vez disso, deve tomar-se essa decisão por eles. Devem ser apontadas as diferenças e nesse processo melhora-se também o ranking. Esta é também uma estratégia para se evitar penalizações relacionadas com conteúdos duplicados.