Investigação de keywords


Antes de dar inicio à optimização de um site para motores de busca, é necessário saber quais são os termos que serão o nosso alvo. Um bom começo será escolher 3 ou 4 palavras-chave (keywords) para as quas se pretende que o site obtenha um bom ranking. Com essas keywords em mente, pode-se então traçar o pobjectivo de se posicionar no 10º lugar do ranking do Google para todas elas. Regra geral o Google é tido como referência porque, se coneguirmos obter um bom ranking lá, também conseguiremos obter um bom ranking nos restantes motores de busca.
Essas keywords podem ser de ambito geral ou específico, mas com certeza será melhor estudar a lista de prós e contras que serão enumerados antes de escolher.

Keywords de ambito geral

Uma keyword generalista é um termo por o qual muita gente procura, porque talvez apenas tenham um vaga ideia daquilo que procuram. Este tipo de keywords tendem a ser pequenas e não são muito específicas (por exemplo “sapatos” ou “desporto”). Para este tipo de keywords é muito dificil a obtenção do 1º lugar do ranking pois existiram imensos sites que terão um ou dois artigos no qual mencionem a palavra “sapatos”. No entanto, se conseguir um bom ranking para este tipo de keywords, irá receber uma enorme quantidade de tráfego.
Em suma: dificil de obter ranking, mas valerá a pena a longo prazo. É recomendável a iniciantes apenas a escolha de uma keyword, se a sua indústria não for muito competitiva.

Keywords especificas

Uma keyword especifica será a que contém muitos adjectivos ou palavras que tornam a busca muito restrita. As pessoas que efectuam este tipo de buscas sabem exactamente o que procuram (por exemplo “sapatos de salto alto pretos”). Estas keywords são muito menos competitivas e são mais fáceis para obter um bom ranking. O lado menos bom é o facto de existir um volume muito mais baixo buscas desse tipo por mês. Em relação a tráfego, será necessário um ranking em 1º para várias keywords especificas para equivaler a um 1º lugar de uma keyword de ambito geral.
Em suma: mais fácil de obter um bom ranking e com tráfego altamente direccionado para o conteúdo. O único lado menos bom é o facto de fornecer uma quantidade relativamente baixa de visitantes.

Keywords únicas ou marcas

Estas são as palavras que são específicas da empresa. São uma das formas mais fáceis de obter tráfego. No entanto, algumas empresas lançam novos produtos, com nome únicos, e depois esquecem-se de optimizar essa palavra no site. Os seus competidores SEO podem assim “agarrar” essa falha e apoderar-se dis primeiros lugares para esses termos. Se tem uma marca ou produto popular, certifique-se de que tem o seu site optimizado para essas keywords.

Ferramentas para pesquisa de keywords

As ferramentas de pesquisa de keywords compoem-se por duas partes de magia voodoo e uma parte de estatística. Isto deve-se essencialmente ao facto de o Google não divulgar números e de os criadores dessas ferramentas SEO tentarem vender cada uns os seus produtos. Pelo facto de existir uma tão grande incerteza em todas as ferramentas de pesquisa de keywords, o melhor é sempre a utilização do maior número de ferramentas possível, e das mais variadas fontes. Mesmo com fontes de proveniência distintas, toda a informação reunida deverá apenas ser considerada como uma recomendação, e não como um facto.
O Yahoo tem vindo a divulgar a sua informação de pesquisa de keywords há anos, e muitas ferramentas são baseadas nessa informação em concreto. Recolhemos uma grande variedade de ferramentas úteis que lhe proporcionarão uma visão geral de que keyword escolher quando pretender construir e optimizar o seu site.

Escolher uma pequena lista

De forma a implementar correctamente as táticas de optimização já discutidas recomenda-se que não esolha mais que 2 ou 3 frases-chave por página. Um erro comum cometido por muitos principiantes na optimização SEO é incluir 500 keywords diferentes numa única página e esperar que o 1º lugar no ranking seja atingido. Isso pode já ter funcionado à 10 anos, mas os algoritmos que os motores de busca utilizam actualmente são muito mais sofisticados e não se deixam enganar por esta táctica. É por isso que é melhor começar devagar, e com poucas keywords, mas consistentes. Os novos sites, em particular, acharão praticamente impossível obter um bom ranking para muitas keywords logo após a sua publicação.