Instale WordPress, Joomla e mais de 200 aplicações no PC com o AMPPS


Se gostava de ter uma instalação de WordPress, Joomla, Drupal, ou qualquer outra aplicação web no seu PC para testar, mas não quer aprender a instalar e configurar todos os serviços por detrás dessas tecnologias open source, então este artigo é para si!

AMPPS - página inicial

AMPPS é uma conjugação de softwares: Apache, MySQL, PHP, Perl, Python e tudo o que é necessário para o desenvolvimento de websites, podendo ser instalado tanto no computador pessoal como numa rede. Embora pequeno, é um pacote extremamente completo, que se instala em poucos minutos, oferecendo um ambiente web extremamente completo para instalação e desenvolvimento. O AMPPS permite programar e testar PHP, Perl e Python, bem como instalar de forma simples mais de 200 aplicações web open source, tudo isto no nosso computador pessoal, onde podemos assim fazer testes, personalizar as instalações e posteriormente publicá-las na internet num dos muitos serviços de alojamento disponíveis.

 

Do extenso pacote de mais de 200 aplicações web que se podem instalar apenas com um clique incluem-se portais web, soluções de e-commerce, CMS, blogs,galerias de imagens, foruns, e muito mais.
Com o AMPPS não é necessário saber criar bases de dados, configurar um servidor web ou construir ficheiros de configurações das aplicações pois esse trabalho é feito de forma automática pela aplicação. Basta selecionar a aplicação que pretendemos instalar, e o AMPPS trata de todas as configurações e instalações necessárias por nós, efectuando o download de todos os pacotes necessários e procedendo à sua instalação.

Da lista de aplicações disponíveis, destaque para as mais populares: WordPress, b2evolution, StatusNet, Drupal, Joomla, Concrete5, phpBB, MyBB, SMF, bbPress, Coppermine, Gallery, Mediawiki, DokuWiki, TikiWiki, Elgg, Dolphin, OpenX, SquirrelMail, LimeSurvey, Piwik, Mantis, SugarCRM, WHMCS, PrestaShop, Magento, CraftySyntax, osTicket, Moodle, Claroline, etc.

Este artigo foi publicado originalmente em SistemasOperativos.